Baderneiros, vândalos, bandidos mascarados e demais desqualificações

Ilustração de Marco Marilungo sobre a "Manifestação dos Indignados" que ocorreu há dois anos, em Roma. Lá, os "baderneiros encapuzados" também se fizeram presentes.
Ilustração de Marco Marilungo sobre a “Manifestação dos Indignados” que ocorreu há dois anos, em Roma. Vejam só que incrível coincidência.

Enfim, o posterior “avacalhamento” público, distorção e “manipulação” das manifestações pela mídia (incluindo governo) é, certamente, a única regra que se deve tomar como verdadeira ao se expressar nas ruas. A desqualificação de greves, ocupações, manifestos e claro, protestos violentos ou não, é a principal e mais eficaz arma de desmobilização e desarticulação de qualquer manifestação, independente da causa e do número de manifestantes.

(…)

50 mil na rua e só se fala em “vandalismo e depredação”.

Seja pelas muitas testemunhas que viram com receio a ação direta dos black blocs mais como “ataque” do que como “revide” contra a repressão da polícia; ou, ainda mais importante, seja pelo evidente enfoque que todo o aparato midiático e governista já está dando na desqualificação das manifestações em “vandalismo”, buscando uma vitimização da polícia e do governo local, a ação violenta dos black blocs e simpatizantes está produzindo exatamente os resultados previstos no enredo tradicional: esvaziamento das pautas e a criminalização das manifestações radicais. E seria bastante ingênuo subestimar o poder de formação de consenso do aparelho midiático alinhado ao aparelho estatal aliado.

É fundamental lembrar que, tão ou mais importante do que o fato em si, é como o fato é interpretado e repercutido pelos agentes do seu tempo.

De Derrota em derrota

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *